HISTÓRICO

TRÇOS DA HISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (SEGUNDO GRAU) EM BRUMADO



A história do ensino secundário em Brumado tem início em fevereiro de 1958, quando foi criado O Ginásio General Nelson de Mello, numa homenagem ao Comandante da Força Expedicionária do Exército brasileiro, na Itália, durante a segunda Guerra Mundial, e que funcionou no antigo casarão onde, hoje, é a Comercial Carvalho.

A idéia desse Ginásio surgiu sob a liderança e entusiasmo do Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes, pároco local, que juntamente com outros ilustres representantes da sociedade brumadense, e do Major Valdir Magalhães Pires, também ex-combatente, começaram a discutir uma forma para levar avante aquele anseio, que já representava uma urgente necessidade do seu povo, em razão do porte do Município e as perspectivas de crescimento da cidade.

Com esse intuito, sucederam-se as reuniões, sendo criada de imediato uma Fundação Educacional, para dar suporte financeiro à idéia, tornando-se o Monsenhor Antônio, seu primeiro Presidente, que além dos seus ofícios clericais, dedicou-se de corpo e alma àquele projeto educativo, durante os doze anos seguintes, com reconhecido destaque em toda a Região, dado a qualidade do ensino ministrado pelos seus devotados professores.

Com a sua visão empreendedora e futurista o Monsenhor pensou em adequar o ensino do Ginásio General Nelson de Mello o modelo de industiralismo brasileiro e à tendência do ensino técnico, buscando a formação de mão-de-obra para esse emergente mercado, inclusive local, acreditando sobretudo do crescimento da Magnesita S. A. que começava a expandir-se. Construiu novas dependências para o Ginásio, na atual Avenida Dr. Guilherme Dias, que passaria a chamar-se Ginásio Industrial General Nelson de Mello.

O seu intento não se consolidou, no entanto, apesar de ter conseguido máquinas e outros equipamentos para o tipo de educação pretendido, que funcionaria paralelamente ao Ensino do Curso Normal Dr. Pompílio Leite, em razão da estadualização ocorrida em março de 1970.

Sem dúvida, o Ginásio General Nelson de Mello mereceu todas as glórias durante a sua existência. Profissionais diversos, muitos dos quais abnegados autodidatas, outros cedidos pela Magnesita S. A., professoras locais e provenientes de cidades vizinhas, que se transformaram em verdadeiros exemplos de amor à causa educacional, contribuíram para a formação de renomados filhos de Brumado e de cidades circunvizinhas.

Porém, Brumado se transformava a passos largos. A sua economia algodoeira estava no auge. A Magnesita expandia-se mais ainda. O comércio desenvolvia-se. Os seus comerciantes eram prósperos. A população aumentava. Os bairros periféricos mudavam a sua fisionomia. A cidade crescia. As necessidades da população também aumentavam.

Nesse cenário de mudanças, O Ginásio Nelson de Mello não poderia permanecer com a mesma estrutura. Era um Ginásio particular, cujo acesso dependia das condições econômicas da sua população. Um novo ideal de educação era o preconizado pelo grande mestre caetitense Anísio Texeira, sob o lema “Educação não é Privilégio”, defendendo a Escola Pública livre, democrática e gratuita”, para todas as camadas da sociais da população.

Momento difícil para a defesa de idéias dessa natureza. Padecia o Brasil sob os rigores da Ditadura Militar, que sufocava pelos meios mais cruéis qualquer tendência popular de liberdade, de mudanças, de democracia. As camadas sociais menos favorecidas, ou mesmo a sociedade como um todo, não podiam permanecer indiferente aos seus anseios, embora nem sempre pudessem expressá-los mais livremente.

Nessa turbulência, também os estudantes de Brumado, com de todo Brasil, foram às ruas, numa inusitada marcha, sob o comando de alguns dos seus líderes, pedindo a estadualização do Nelson de Mello. Não era uma ação contrária ao seu valor, mas, sim, de uma mudança da sua gestão administrativa, gerida pela Fundação Educacional, responsável pela sua manutenção, para a transposição para o Estado e a Secretaria de Educação e Cultura, com o ensino gratuito.

O então Gestor Municipal, Dr. Juracy Pires Gomes, viu-se diante dessa contingência, e, naturalmente, sem poder fugir aos clamores do povo, envidou esforços junto ao Governo do Estado, Dr. Luís Viana Filho, reivindicando a estadualização do Ginásio Nelson de Mello, incluindo no projeto que já estava em trâmite para outras cidades baianas. Ouvidas as ponderações o Governador acabou por acatá-las e através do Decreto 21.736, de 05.03.1970, oficializou o ato, instando o Secretário de Educação Edvaldo Machado Boaventura à viabilização das providências para que a instalação ocorresse com brevidade.

Era uma brusca mudança!

Muitas dificuldades a serem contornadas, pois o ano letivo estava em curso. Composição de uma equipe administrativa. A legislação do Conselho Estadual de Educação exigia a graduação em Faculdade de Filosofia para a assunção dos Cargos em Comissão de Diretor Geral e Vice-Diretores. Ao tempo, Brumado não possuía nenhum professor com essa graduação. Também em Salvador não havia professores que desejassem ocupar esses cargos no Interior – ainda considerado de “difícil acesso”, mesmo com uma gratificação de incentivo.

Na busca de uma solução a Secretaria de Educação resolveu a questão com os Professores recém-concursados para o Ensino Médio. O primeiro realizado na Bahia, no final de 1969. E alguns desses se dispuseram ao encargo oferecido, não por gestão política, mas por exigência legal. Eram três cidades: Senhor do Bonfim, Ruy Barbosa e Brumado. Os contatos foram mantidos e constituídas as novas Equipes de Direção dos Colégios dessas cidades.

Surgia uma nova era para a Educação de Brumado.

Maria Edir Meira Moreira – designada Diretora Geral – Pedagoga - filha de Livramento de Nossa Senhora.

José Walter Pires – Licenciado em Ciências Sociais – filho de Ituaçu

Nivaldo José de Carvalho Silva – Licenciado em Geografia – filho de Inhambupe

Antônio Xavier dos Santos – Licenciado em Ciências Sociais – filho de Rio Real

Eram muitos jovens esses professores, todos concursados, bem classificados, recém-egressos da Gloriosa Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, todos imbuídos dos novos ideais da chamada Escola Secundária Moderna, quando chegaram a Brumado em maio de 1970, para se apresentarem e assumirem a Direção do General Nelson de Mello, que passaria a chamar-se Colégio Estadual de Brumado, a partir de então.

Expectativa Geral. Estudantes em polvorosa. A cidade, tradicionalíssima, emudecida. Um grande desafio à frente dos novos gestores. Nenhuma experiência administrativa ou mesmo pedagógica, salvo estágios. Mesmo assim, vacilantes, trêmulos, inibidos se apresentaram nos três turnos, naquele dia 15 maio de 1970, numa via sacra de sala em sala, pregando uma proposta renovada de educação. Foram bem recebidos.

Daí para frente as mudanças. Dr. Ruydemberg Trindade e o Professor Ivan Meira dos Santos, a Secretária Vanilda Leite, por demais solícitos, foram os responsáveis pela transição.

Era preciso atuar de maneira que a credibilidade dos novos Gestores não ruísse. Porém, não abriram mãos de mudanças impactantes. Elas foram acontecendo aos poucos e se tornaram significativas. A equipe se tornou simpática à cidade. Dissidências. Brigas. Conflitos. Nada disso abalou a unidade do grupo.

Eliminação do seletivo exame de Admissão. Número de alunos quase que dobrado, em 1971. Vieram os cursos técnicos de administração, Contabilidade e Secretariado. Sem condições de suportar a demanda de alunos, foram criadas Escolas anexas Rotary, Getúlio Vargas e Lions. Vieram as comemorações cívicas e primaveris, o inesquecível Festival Estudantil de Música Popular, Semana de Cultura, cursos, treinamentos, formação de professores egressos do Colégio para suprirem as suas carências, além muitos outros eventos.

Foram dez anos de trabalho. De luta. De dedicação. O CEB está hoje, cumprindo o seu dever cívico, após os seus 40 anos de vida. Muitos dos seus primeiros professores incorporam-se ao pelotão desta memorável página, juntos aos que aos foram chegando depois, e aos que não se encontram aqui, até se constituírem neste expressivo contingente.

Nos dez anos iniciais de vida do Colégio Estadual de Brumado, integraram-se à Direção Franklin da Mata Dias, Zelito Caetano Moreira, Frederico Xavier Rego e Clarice Moraes dos Santos.

No início do Governo Waldir Pires, em março de 1987, todos foram exonerados, e outras Diretorias foram se sucedendo até os dias atuais, implementando as mudanças administrativas e pedagógicas que se fizeram necessárias.

São cinqüenta e dois anos de Ensino Médio (Secundário) em Brumado. Mais que tudo é uma página de saudade e de prazer por onde desfilaram os personagens de uma gloriosa história.

Parabéns Ginásio General Nelson de Mello!

Parabéns Colégio Estadual de Brumado!

Parabéns professores e alunos de todos os tempos!


José Walter - set/2010