Apresentação
Estamos às portas de um pesadelo ecológico. Um rol de alertas de sobrecarga tem sido dado nos quatro cantos desse imenso sistema vital que é o nosso planeta: terremotos, enchentes, secas, perda de safras agrícolas, tornados etc.
Dentro desse contexto, Brumado tem enfrentado o seu quinhão de adversidades impostas por anos de exploração e maus tratos ambientais sem precedentes. Desta forma é que o rio do Antônio morre a cada segundo. A barragem do Zé Gomes , no distrito de Ubiraçaba, praticamente secou. Os tons cinza da caatinga parecem anunciar a formação de um grande deserto.
A agenda ambiental brasileira tem sido preenchida com elementos controversos, com ampliação das áreas de utilização econômica da Amazônia, construção de grandes hidrelétricas, como a de Monte Gordo, transposição do São Francisco, reforma do Código Florestal que beneficia aqueles que exploram de maneira desordenada as nossas florestas, as matas ciliares, as nascentes dos rios.
O fato é que, o desenvolvimento do país não pode e não deve ocorrer às expensas da sustentabilidade ambiental. Com vistas a não deixar que tais preocupações escorram para a vala comum do noticiário superficial, a COM-VIDA , Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do Colégio Estadual de Brumado em parceria com a Equipe Gestora e empresas, promoveram um momento de reflexão sobre o futuro do nosso planeta, aliando o sentimento claro de urgência a obrigação incontrolável de agir e a manutenção perene da esperança.
Acreditamos que a realização da I Conferência do Meio Ambiente e Qualidade de Vida do CEB foi fundamental. Mas é preciso compartilhar este momento com todos para as discussões sejam ampliadas e a opinião de todos ajudem a melhorar, a transformar e a reconstruir o planeta que precisamos.
Diante disto, neste momento, em parceria com a Câmara de Vereadores de Brumado, estamos fazendo chegar às suas mãos este documento relatando fatos importantes ocorridos durante a Conferência bem como as propostas resultantes.
Com isto, esperamos estar contribuindo para a construção de um município sustentável, garantindo desta forma vida para as futuras gerações.
Lúcia Oliva
Coordenadora da COM-VIDA
Conferência de Meio Ambiente e Qualidade de Vida
INFORMES l
Idealizada pela COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, coordenada pela professora Lúcia Oliva, em conjunto com a equipe gestora do Colégio Estadual de Brumado, foi realizada entre os dias 25 e 26 de agosto do corrente, no auditório Clarice Morais , a I Conferência de Meio Ambiente e Qualidade de Vida.
O evento teve como objetivos:
- promover a reflexão dos alunos, pais, professores, equipe gestora e funcionários do Colégio Estadual de Brumado, bem como, de convidados, quanto a influência das mudanças climáticas sob os diversos componentes ambientais, considerando, principalmente, aspectos locais;
- discutir sobre possíveis soluções para problemas ambientais do nosso cotidiano;
- propor soluções para os problemas ambientais da Escola e da Comunidade;
- apresentar propostas para elaboração de projetos tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e da comunidade de modo geral;
- eleger membros para participar da COM-VIDA, período 2011/2013;
- eleger delegados para representar o CEB na Conferência de Meio Ambiente Municipal, quando houver.
COM - VIDA
A COM-VIDA é uma organização na escola e tem como objetivo geral construir a Agenda 21 na Escola e como objetivos específicos acompanhar a educação ambiental na escola; organizar a conferência de Meio Ambiente na Escola e promover intercâmbio com outras COM-VIDAS.
A COM-VIDA do CEB, criada em 2010, é coordenada pela professora Lúcia Oliva. Com a realização da Conferência de Meio Ambiente e Qualidade de Vida a Comissão está sendo renovada e dela podem fazer parte: estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade que participem da Conferência de Meio Ambiente e ou interessados no tema.
Agenda 21
A Agenda 21 é um plano de ação aprovado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio -92 ou Eco 92, realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1992.
Na Agenda 21 Mundial estão definidos os compromissos que 179 países assinaram e assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável. Desde 2002 que o Brasil tem sua Agenda 21, feita com a participação de milhares de pessoas. Só falta mesmo colocá-la em prática e que os diversos setores governamentais percebam a importância da preservação ambiental para a sobrevivência do ser humano.
COMUNIDADE SUSTENTÁVEL
Em uma comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade, respeito às diferenças e ao meio ambiente.
A CONFERÊNCIA
Os trabalhos de abertura da I Conferência de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do CEB foram conduzidos pela aluna Joane Figueredo que fez a leitura de um texto relatando importantes momentos de tomadas de decisões que mudaram a visão das pessoas para com o meio ambiente, principalmente nos países industrializados que sofriam graves consequências relacionados com a depredação causada pelo homem.
A mesa de abertura da I Conferência de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do CEB foi composta por Miguel Lima Dias (Vereador), Nájla Martins (Diretora do CEB), José Ribeiro Neves (Vereador), Rui Lobo (Publicitário e membro da ALAB – Academia de Letras e Arte de Brumado), Hilza Pimentel (Professora e vice-diretora do CEB) e Lúcia Oliva (Coordenadora da COM-VIDA).
As apresentações culturais ficaram por conta da professora Sara Pires – execução ao piano das músicas Bem-Te-Vi e da leitura do poema o Eco, pelo autor Rui Lobo.
Membros da Mesa fizeram uso da palavra, destacando a importância da realização da Conferência diante das mudanças climáticas e da necessidade urgente de tomada de atitudes buscando reverter a situação, destacando o papel dos jovens nesta missão de mitigação dos problemas.
Após a fala dos componentes, a mesa foi desfeita e, em seguida, foi servido coffee-break para alunos , palestrantes e convidados.
Dando prosseguimento aos trabalhos da I Conferência de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do CEB foram proferidas duas palestras. A primeira, Mudanças Climáticas, pela professora Dirlene Cairo Aguiar, que destacou as causas e conseqüências das mudanças climáticas, chamando a atenção para determinadas ações que podem e devem ser promovidas por todos. A palestra sobre Qualidade de Vida foi proferida pelo professor Márcio Pinho, que destacou a importância do saneamento básico, da alimentação balanceada e da prática de esportes para a qualidade de vida das pessoas.
Finda as palestras, os trabalhos do primeiro dia da I Conferência de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do CEB foram dados por encerrados.
O público presente no primeiro dia da I Conferência Municipal de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do CEB foi de cerca de 90 pessoas.
A abertura dos trabalhos do segundo dia da I Conferência de Meio Ambiente do Colégio Estadual de Brumado foi conduzida pela aluna Joane Figueredo. Após a leitura de informes sobre principais conferências ambientais que já aconteceram no mundo, convidou a professora Lúcia Oliva, coordenadora da COM-VIDA , para coordenar os trabalhos do dia. Foi feita a leitura do Regimento Interno, tendo sido aprovado por unanimidade. Após a leitura do regimento interno, foi formada a primeira mesa do dia, composta pelos palestrantes Lincoln Ungaretti Branco e Anildo Ferreira da Silva.
Lincoln Ungaretti tratou em sua palestra sobre a construção da ferrovia Oeste-Leste, destacando os impactos ambientais que serão causados bem como as ações que estão sendo tomadas para minimizá-los. Falou também da importância da ferrovia diante das mudanças climáticas.
Já o palestrante Anildo Ferreira falou sobre as leis ambientais, destacando pontos importantes sobre a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos.
Aberto espaço, os participantes da conferência puderam questionar os palestrantes, promovendo interação e maiores esclarecimentos.
Após este momento, foi feito intervalo para o coffee-break e, logo a seguir, formada a segunda mesa com os palestrantes Antônio Paulo Gonçalves de Oliveira, Wagner Martins Pinchemel Amorim e Dilson Rocha.
O engenheiro agrônomo Antônio Paulo falou sobre a importância da produção limpa para o meio ambiente, destacando a energia solar e a eólica. Já o professor Wagner Amorim destacou o Brasil como o 4º maior poluidor ambiental, salientando as causas, mostrando o impacto ambiental causado pela construção de grandes hidrelétricas, como a de Monte Gordo. Dilson Rocha por sua vez destacou o processo de dessertificação por que passa a nossa região, detalhando as causas, chamando atenção da necessidade urgente de reverter tal situação.
No turno da tarde, os trabalhos foram iniciados com a apresentação de dois documentários. Um sobre arborização e o outro sobre o aproveitamento de entulhos. Ambos produzidos pela Globo News.
Em seguida aconteceram as oficinas distribuídas da seguinte forma: Oficina Verde, com a participação de 18 alunos e coordenada pelos professores Márcio Pinho e Lúcia Oliva; Oficina Amarela , com a participação de 20 alunos e coordenada pelos professores Wagner Amorim e Anildo Ferreira da Silva; Oficina azul , com a participação de 22 alunos e coordenada pela professora Cláudia Barreto e Oficina Vermelha, com a participação de 22 alunos e coordenada pelos professores Carla Ida Aguiar e Maria Aparecida Santos.
Ao final das 4 Oficinas houve um intervalo onde foi servido o coffee-break , e, após isso, todos os presentes foram para o auditório central onde realizou-se a plenária, com a socialização das propostas elencadas em cada uma das Oficinas.
Propostas e projetos das Oficinas aprovadas em plenária
Propostas e projetos das Oficinas aprovadas em plenária
OFICINAS REALIZADAS DURANTE A CONFERÊNCIA
Oficina Amarela: Resíduos sólidos
Coordenadores: Wagner Martins Pinchemel Amorim e Anildo Ferreira da Silva
Relator: Solineide Ferreira
Oficina Azul: Vegetação e Transporte
Coordenadora: Cláudia Barreto
Relator: Naiara Fernandes Costa
.
Oficina Vermelha: Edificações/ Energias renováveis
Coordenadoras: Carla Ida e Maria Aparecida
Relator: Rhamon Oliveira
Oficina Verde - Agricultura e Água
Coordenadores: Márcio Pinho e Lúcia Oliva
Relator: Larissa de Matos Pereira
A Conferência foi encerrada com a palavra da Coordenadora da COM-VIDA, professora Lúcia Oliva e da Diretora da Escola professora Nájla Martins. Ao final foram doadas 100 mudas de Nim aos alunos participantes da I Conferência do Meio Ambiente do Colégio Estadual de Brumado, acompanhadas de panfleto com explicações das vantagens de ter este tipo de planta nas propriedades rurais. Encerrando as atividades, foram plantadas duas mudas no pátio interno do CEB.
As mudas de Nim foram cedidas pela EBDA.
Membros da COM-VIDA para o período 2011/2013
Débora Alice – Escola Laerte Correia Lima
Penéllopy Hevelin Faria Ribeiro Santana – 1º N3
Priscila Natália G. Brito – 1N3
Pablo Santos da Silva – 1M1
Edilene Silva Oliveira – 2º Normal
Cleidineia dos Santos Silva –
Thuanne Morais Castro
Graça Assis
Queilla Cristina dos Santos Oliveira – 2º M8
Sumara Aparecida Dantas de Jesus – 2º M1
Wallas dos Santos Vieira -2º M4
Alunos que participaram das oficinas e da elaboração dos projetos
Oficina Azul
Temática: Transporte e Florestas
Mediador – Professora Cláudia Barreto
Andressa dos Santos Souza
Bianca Lavine de Aguiar Brito
Débora Larissa Souza Bruno
Eveline Santos Silva Ferreira
Felippe Rocha Oliveira
Iasmine Priscila Lima Alves
Jaciele Silva Amorim
Juliete Aguiar Bernardes
Ludimila Rodrigues da Cunha
Naiara Fernandes Costa
Naiara Vieira Oliveira
Pablo Santos
Peneloppy Evelin de Farias Ribeiro Santana
Priscila Natália Gomes Brito
Sidnei de Jesus Queiroz
Tamires da Silva Lima
Oficina Verde
Temática Agricultura
Mediadores: professores Lúcia Oliva e Márcio Pinho
Ana Lúcia Luz da Silva
Bruno da Silva Almeida
Clécio Thuan Santos da Silva
Daiane Santos Meira
Daiane Vieira Moreira
Dâmarys Santana de Andrade
Darlene Oliveira Gonçalves
Érica da Silva Porto
Jamille Augusta Souza
Joanne Figueiredo Rizério
Larissa de Matos Pereira
Leila Teixeira Mirante
Monique Gomes Ferreira
Olismar Teixeira Pereira
Paloma Quelle A. de Oliveira
Renan Costa Vieira
Thaís Teixeira Mirante
Vânia Pinheiro Porto
Oficina Vermelha
Temática: Edificações
Moderador – Professora Carla Ida
Ana Carolina Meira da Silva
Arlene Melo dos Santos
Cristiane Pereira Dias
Cristina Pereira Dias
Dara Lopes Ribeiro
Eric Natan R. Borges – Escola Roberto Santos
Gustavo Bernardes Amorim
Hiago Elizeu Pereira Meira
Jaqueline Abreu dos Santos
Jéssica Priscila Aragão da Silva
Mateus Souza – Escola Roberto Santos
Poliane Oliveira Figueredo
Queilla Cristina dos Santos Oliveira
Rafaela Ribeiro de Souza – Escola Roberto Santos
Rahmon Oliveira
Sumara Aparecida Dias de Jesus
Thaís Santos Lima
Wallas dos Santos Vieira
Oficina Amarela
Mediadores: professores Anildo Ferreira da Silva e Wagner Martins Pinchemel Amorim
Ana Paula Souza Moura
Bianca Moreira Lobo
Carla Dutra da Silva – Escola Rotary
Cecília Freire Freitas
Cleidinéia dos Santos Silva
Edilene Silva Olivaira
Fernanda Honória de Castro
Gabrielli de Souza Santos
Gilvan de Souza Silva
Juscelina Teixeira dos Santos
Lisandra Giseli Vale Marcks – Escola Rotary
Mara Castro Santos
Marília Santana Silva
Natália de Lima Santos
Solineide Ferreira da Silva
Tamires de Castro Santos
Thainá Novais Ramos – Escola Rotary
Thuanni Ritchele Morais Castro – Escola Novo Brumado
Realização
COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do CEB
Equipe Gestora
Programação e Logística
Nájla Martins – Diretora Geral
André Azevedo
Hilza Pimentel
Bárbara Vasconcelos – Coordenadora
Maria Aparecida Viana Leite – Coordenadora
Maria Aparecida Viana Leite – Coordenadora
Lúcia Oliva – Professora e Coordenadora da COM-VIDA
Márcio Pinho – Professor
Cláudia Barreto - Professora
“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
Hebert de Souza, o Betinho

